Conteúdo da Notícia

TJCE lança Central e Painéis de Acompanhamento de Metas – Corregedor diz que ferramentas são de fundamental importância para gestores

Para proporcionar às unidades apoio com as estatísticas relativas à tramitação processual, metas e indicadores estratégicos, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou nesta segunda-feira (17/10) a Central de Atendimento em Estatísticas Processuais. O evento de apresentação da ferramenta ocorreu por meio virtual, com transmissão pelo Microsoft Teams.

A Central conta com atendentes vinculados à Gerência de Informações Estratégicas, da Seplag. Os canais pelos quais os usuários das unidades judiciárias poderão acessar a Central são: o Portal Catinet (https://cati.tjce.jus.br/), Whatsapp (85) 98165.2737 ou telefone (85) 98115.8349.

O secretário de planejamento Marcelo Maia explicou que a Central já está em funcionamento e atua para oferecer às unidades um canal unificado para tirar dúvidas e relatar eventuais dificuldades com o acompanhamento de indicadores e metas judiciais, permitindo a solução mais rápida das demandas e fornecendo melhores condições para a gestão eficiente das unidades.

São atribuições da Central: a disponibilização de informações e orientações quanto à composição dos dados relativos aos indicadores (conforme classes, assuntos e movimentações das tabelas unificadas do CNJ), e o esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de solicitações de correções estatísticas. A Central atua também com o recebimento de demandas referente a acesso ao SEI (Sistema de Estatísticas e Informações) e atendimentos relacionados a pesquisas estatísticas solicitadas pelo público interno e externo, referentes ao acervo processual do TJCE e suas unidades.

São exemplos de atendimento proporcionados pela Central, a concessão de acesso ao SEI para novos servidores; orientação quando ao uso das ferramentas e painéis do SEI; orientação em casos de inconsistências em movimentações, assuntos ou classes processuais; extração de dados e informações estatísticas processuais; entre outas informações.

PAINÉIS DE METAS
Na ocasião, também foram lançados dois Paineis Eletrônicos de Acompanhamento de Metas. Um deles permitirá às unidades monitorar, de maneira mais simples, o cumprimento de metas nacionais, organizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O segundo vai detalhar o alcance das metas definidas para obtenção da Gratificação por Alcance de Metas (GAM) nas unidades judiciárias, permitindo o acesso a dados atualizados do Índice de Atendimento à Demanda (IaD), taxa de congestionamento e quantidades de casos novos e julgados.

Durante o evento, o corregedor geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, parabenizou a equipe da Seplag responsável pelo desenvolvimento da Central e dos Painéis. “Essas ferramentas são de fundamental importância para qualquer gestão. São excelentes, porque nos trazem informações quase em tempo real. Não vejo como nenhuma gestão possa, a partir de agora, trabalhar sem esses dados”, destacou.

Ao todo mais de 300 magistrados (as) e servidores (as) de todo o Estado assistiram ao evento e esclareceram dúvidas sobre as ferramentas. Para quem não pode acompanhar ao vivo, a apresentação está disponível na íntegra na intranet do TJCE.