Conteúdo da Notícia

Corregedor Geral participa da segunda etapa do curso de mediação e conciliação para notários e prepostos

O Corregedor Geral da Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Francisco Sales Neto, participou, nessa segunda-feira (16/09), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), da abertura da segunda etapa do curso de mediação e conciliação para notários e prepostos (pessoas autorizadas).

O curso é baseado no Provimento nº 12/2013, providenciado pelo Corregedor Geral, em que autoriza registradores e notários a solucionarem conflitos por meio de atos de conciliação e mediação nos cartórios de que são titulares, para assim, ampliarem o acesso à Justiça, melhorando sua efetividade e auxiliando na redução do número de demandas que tramitam pelo Poder Judiciário.

O curso está sendo promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A segunda etapa corresponde às aulas presenciais e segue até o dia 4 de outubro. No total, serão 60 alunos divididos em duas turmas.

Ao término da segunda etapa, será iniciado o terceiro e último ciclo, referente ao estágio supervisionado, em que os alunos deverão participar de 10 sessões de conciliação em uma das unidades judiciárias da Comarca de Fortaleza, informadas previamente pelo Nupemec do TJCE.

A abertura da segunda fase do curso de mediação e conciliação para notários e prepostos contou com a presença da Desembargadora e supervisora do Nupemec, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, do Juiz Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho, coordenador geral da Esmec e dos professores capacitadores Flávio José Moreira Gonçalves, Tereza Mônica Sarquis Bezerra de Menezes e Maria Célia Lima Moreira.