Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Lincoln de Araújo e Silva assume a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará

O desembargador Francisco Lincoln de Araújo e Silva assumiu, nessa segunda-feira (02/02), a Corregedoria-Geral da Justiça Cearense. A solenidade foi conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema do Vale. O desembargador foi eleito corregedor para o biênio 2015-2017.

No discurso de posse o desembargador Francisco Lincoln de Araújo e Silva afirmou que administrar a Corregedoria-Geral de Justiça é uma missão árdua e difícil, porém, importante e prometeu desempenhar seu trabalho com devoção, esforço e dedicação.

O corregedor reconheceu as funções sociais da Corregedoria, com atividades voltadas para o aprimoramento das relações humanas e destacou as ações de ressocialização de presos e egressos e os projetos Pai Presente e Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento.

O desembargador Francisco Lincoln elogiou o antecessor, desembargador Francisco Sales Neto e disse que pretende seguir sua mesma forma de trabalho. “Foi uma atuação discreta, mas eficiente, produtiva, responsável, acompanhado por uma equipe competente, com significativas realizações”.

Em suas palavras finais, o atual corregedor afirmou ter a certeza de que com a colaboração de seus auxiliares, funcionários e juízes, haverá de dar o testemunho de um trabalho digno, honesto e justo. “Concito a todos os servidores desta Casa, terceirizados, efetivos e estagiários, para, com abnegação, construirmos uma catedral onde se busca a realização de projetos sociais e se aprimoram a correção de condutas e os atos típicos da atividade judiciária. Vamos alcançar metas. Mas não só. Vamos dar exemplos de dedicação ao trabalho, de compromissos com a Justiça e de comportamentos responsáveis”.

 

TRANSMISSÃO DO CARGO

 O desembargador Francisco Sales Neto, no seu discurso de transmissão de cargo, desejou sucesso ao novo corregedor, enfatizou o apoio e a contribuição de sua equipe de trabalho e destacou as principais ações implementadas na sua gestão.

Durante o biênio 2013-2015, o desembargador Francisco Sales Neto expediu vinte e cinco provimentos, promoveu 686 inspeções correicionais, sendo 267 judiciais e 419 extrajudiciais, realizou sete mutirões processuais, autorizou os titulares dos cartórios do Estado a realizar mediação e conciliação e atualizou o Código de Normas do Serviço Notarial e Registral do Estado do Ceará.

 

PRESENÇAS

 

A mesa da solenidade foi composta pelos desembargadores Iracema do Vale (presidente do Tribunal de Justiça do Ceará), Francisco Lincoln de Araújo e Silva (corregedor-geral da Justiça do Ceará) e Francisco Sales Neto, além dos juízes Francisco Luciano Lima Rodrigues (diretor do Fórum Clóvis Beviláqua), José Maria dos Santos Sales e Antônio Araújo (presidente da Associação Cearense de Magistrados).

Estiveram presentes no evento os desembargadores Maria Iraneide Moura Silva; Teodoro Silva Santos; Vera Lúcia Correia Lima; Maria de Fátima de Melo Loureiro; Maria Vilauba Fausto Lopes; José Tarcílio Souza da Silva; Paulo Airton Albuquerque Filho; Francisco Gomes de Moura; Haroldo Correia de Oliveira Máximo; Emanuel Leite Albuquerque; Sérgia Maria Mendonça Miranda; Francisco Gladyson Pontes e Carlos Alberto Mendes Forte; os juízes Joaquim Vieira Cavalcante Neto; Marcelo Roseno; Henrique Jorge Holanda Silveira; Antônio Pádua Silva; Cléber de Castro Cruz; Emílio de Medeiros Viana; os juízes auxiliares da Corregedoria, Mirian Porto Mota Randal Pompeu; Agenor Studart Neto; Roberta Marques Maia e Demétrio Saker Neto; além de secretários, assessores e servidores do Judiciário.

 

DESCERRAMENTO DA FOTO

Os desembargadores Iracema do Vale (presidente do TJCE) e Francisco Lincoln de Araújo e Silva (corregedor-geral de Justiça) participaram do descerramento da fotografia do ex-corregedor da Justiça cearense, desembargador Francisco Sales Neto, na galeria de ex-corregedores, exposta no térreo da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Ceará.