Conteúdo da Notícia

Corregedoria realiza palestra técnica sobre o Portal Extrajudicial para cartorários

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará realizou, na tarde de sexta-feira (12/12), no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará, uma palestra técnica para os titulares das serventias extrajudiciais, falando sobre o Portal Extrajudicial (PEX). Estiveram à frente dos trabalhos, a auditora da Corregedoria, Márcia Aurélia Viana Paiva e o analista da Secretaria da Informação do Tribunal de Justiça, Hertz Gomes Fernandes.

O PEX é uma ferramenta eletrônica institucional do Poder Judiciário do Estado do Ceará, destinada à comunicação adequada, segura, célere e não onerosa, entre a Corregedoria Geral de Justiça e as serventias extrajudiciais do Estado.

No Portal dos Cartórios Extrajudiciais é possível visualizar todos os comunicados remetidos aos cartórios e enviar respostas quando pertinente; registrar todas as transações de imóveis rurais realizados por estrangeiros; manter atualizados os dados de endereços e telefones das serventias, além de manter o cadastro de todos os funcionários e usuários das serventias, fornecendo senha e disponibilizando os direitos de acesso para suas atividades.

A utilização do Portal Extrajudicial foi normatizada mediante o Provimento nº 10/2013, o qual se encontra inserido no atual Código de Normas do Serviço Notarial e Registral do Estado do Ceará. A ferramenta está disponível no portal da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará.