Conteúdo da Notícia

Corregedoria inicia I Ciclo de Inspeções Extrajudicias nos cartórios de Baturité e Paracuru

A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará iniciou o I Ciclo de Inspeções Extrajudiciais de 2016 nesta segunda-feira (28/03). Os trabalhos estão concentrados nos cartórios de 1º Ofício de Registro Civil das comarcas de Baturité e Paracuru. As atividades estão sendo realizadas por duas equipes coordenadas pelos auditores Sóstenes Francisco de Farias e Márcia Aurélia Viana Paiva.

Durante toda a semana, os serviços se concentrarão também nos cartórios de registros civil, públicos e de imóveis das comarcas de São Gonçalo do Amarante, Umirim, Tururu, São Luís do Curu e Paraipaba. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (1º/04).

Durante os trabalhos são verificados a qualidade dos serviços e o atendimento dos cartórios. “Nós temos que averiguar se as instalações funcionam de maneira adequada e se está havendo um bom atendimento ao cidadão, com prioridades para gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais”, explicou a auditora.

Os serviços de fiscalização abrangem ainda a regularidade do uso dos selos, a segurança jurídica dos atos praticados, a segurança física do acervo, a disponibilidade da Tabela de Emolumentos e o repasse dos recursos ao Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fermoju).