Conteúdo da Notícia

Corregedor participa de encontro com magistrados da 5ª e 6ª Zonas Judiciárias

O Corregedor-Geral da Justiça do Ceará, Desembargador Francisco Sales Neto, participou, nessa segunda-feira (09/06), do encontro com magistrados da 5ª e 6ª Zonas Judiciárias. A reunião aconteceu no auditório da Corregedoria da Justiça Cearense.

O encontro, que também contou com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, foi promovido pelo Grupo de Trabalho para Apoio às Comarcas do Interior, coordenado pelos Desembargadores Raimundo Nonato Silva Santos e Paulo Airton Albuquerque Filho.

Na reunião, o corregedor destacou a criação do grupo de trabalho como uma inciativa louvável do Tribunal de Justiça do Ceará e enfatizou a prática de mediação e conciliação, elementos que ampliam o acesso à Justiça, melhorando sua efetividade e auxiliando na redução do número de demandas que tramitam pelo Poder Judiciário.

Durante a reunião, os magistrados discutiram possíveis soluções para os problemas enfrentados no cotidiano de trabalho nas comarcas e escolheram os juízes coordenadores das Zonas. Os magistrados Henrique Botelho Romcy (1ª Vara de Eusébio), Déborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines (Vara Única de Redenção) e o juiz auxiliar Edízio Meira Tejo Neto ficarão responsáveis pela 5ª Zona Judiciária. Já o magistrado Michel Pinheiro (1ª Vara Criminal de Caucaia) e os juízes auxiliares Marcello Alves Nobre e Daniel Carvalho Carneiro coordenarão a 6ª Zona.

Este foi o terceiro encontro da equipe. A primeira reunião ocorreu em Sobral, em março deste ano, com magistrados que compõem a 7ª Zona Judiciária. A segunda foi realizada em Juazeiro do Norte, no mês de maio, com juízes da 1ª Zona Judiciária.

O Grupo de Trabalho para Apoio às Comarcas do Interior tem objetivo de promover encontros voltados à prática jurisdicional e troca de experiências entre os magistrados. A equipe foi instituída pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, por meio da Portaria nº 472/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 11 de março.