Conteúdo da Notícia

Corregedor-geral conhece sistemas de controle carcerário da Secretaria de Justiça do Estado

 O corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto, esteve reunido, nesta quinta-feira (14/02), com a secretária de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo. O encontro contou ainda com a presença do juiz Luiz Bessa Neto, titular da 1ª Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios.

O objetivo da reunião foi apresentar ao corregedor os sistemas utilizados pela Sejus para cadastro e controle carcerário. As informações sobre entrada e saída de detentos são disponibilizadas no Sistema de Informação Penitenciário (Sispen). A ferramenta inclui dados pessoais, tipo de regime, resumo jurídico, álbum fotográfico, entre outros.

O desembargador Sales Neto também conheceu o Sistema de Acompanhamento Jurídico (Siaj), o Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen) e o Integra, que reúne todas as informações do sistema carcerário do Estado.

Na avaliação do magistrado, a estrutura informatizada da Sejus facilitará os trabalhos de inspeções e correições, além de ajudar a conhecer a realidade da população carcerária do Ceará, por unidade, e facilitar a identificação do detento.

Ao final, a secretária de Justiça se comprometeu a enviar à Corregedoria, semanalmente, informações contendo a quantidade de presos dividida por unidade penal, sexo e tipo de regime.

Presentes também ao encontro os juízes corregedores auxiliares Neuter Marques Dantas Neto e Marcelo Roseno de Oliveira, além da defensora pública Patrícia Sá Leitão e de servidores da Secretaria de Justiça.