Conteúdo da Notícia

14ª Vara Cível de Fortaleza passa por inspeção judicial

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará iniciou, nesta quarta-feira (04/10), inspeção na 14ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, localizada no Fórum Clóvis Beviláqua. O corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, reuniu-se com a titular da unidade, juíza Márcia Oliveira Fernandes Menescal de Lima, e com toda a equipe da Vara, para dar esclarecimentos sobre a fiscalização e ressaltar a importância desse trabalho para garantir a regular prestação jurisdicional. As atividades seguem até a próxima sexta, dia 6.

“Nós magistrados devemos ter espírito público e ver a Justiça como um ideal. Assim como os servidores, que fazem parte do Poder Judiciário, e são nossos colegas de trabalho. Nós temos o mesmo mister que o serviço público exige, que é a dedicação ao trabalho prestado em prol da população”, disse o corregedor.

O desembargador ressaltou ainda que “a Corregedoria está fiscalizando os desvios de condutas e a falta de produtividade, buscando sempre orientar os juízes, com o objetivo de que fiquem na magistratura aqueles que amem verdadeiramente a Justiça”.

Tramitam na 14ª Vara Cível cerca de 8 mil processos. Após a conclusão das atividades, será apresentado ao Conselho Superior da Magistratura relatório circunstanciado instruído, em que constará o resumo de todo o trabalho desenvolvido e procedências a serem adotadas.

Também estiveram presentes o diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e os juízes auxiliares da Corregedoria que conduzirão as inspeções: Ernani Pires Paula Pessoa Júnior e Henrique Lacerda de Vasconcelos.

A Corregedoria-Geral é um órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que tem competência para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população, bem como zelar pela regular conduta dos juízes e servidores.